URGENTE! Bolsonaro quer fim do 13º e férias (Sexta, 28 Setembro 2018 17:23)

Reunião da diretoria da Contracs debate os efeitos da reforma trabalhista

O presidente do Sindicomercários e diretor da Contracs, Rodrigo Rocha, participa, em São Paulo, da reunião da diretoria da Confederação que tem como objetivo analisar e debater os principais efeitos da reforma trabalhista no comércio de bens e serviços.

Logo na primeira atividade do dia, a análise de conjuntura, indicava um cenário de prejuízos para os trabalhadores brasileiros. Em seguida foi feito um debate sobre os sete meses de vigência da nova reforma trabalhista e as notícias não são das melhores.

O tempo ainda é curto, mas passados sete meses de vigência do “novo” marco institucional, as consequências mais evidentes são todas de caráter negativo, prejudiciais ao conjunto dos trabalhadores, e, de maneira alguma, conferem maior estabilidade às relações de trabalho no país ou ensejam melhora do mercado de trabalho.

A reunião falou ainda sobre a importância da organização sindical classista. Os sindicatos nascem como uma reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo. A instituição que melhor atua para assegurar o cumprimento dos direitos e denunciar os abusos é o sindicato, por isso é necessário que as entidades disponham de recursos políticos e financeiros para se contraporem ao poder das corporações empresariais.