8% de reajuste e piso de R$ 1.045,00 em Cachoeiro

A diretoria do Sindicomerciários e o Sindicato do setor patronal de Cachoeiro (Provarejo) acabam de fechar a Convenção Coletiva de Trabalho. A partir do próximo dia 1º de novembro nenhum trabalhador do comércio poderá receber menos de R$ 1.045,00 que passa a ser o valor do piso salarial. Para os que recebem acima deste valor, o reajuste conquistado foi de 8%.

O Sindicato conseguiu, também, reajustar o Plano de Saúde, que passa a ser de R$ 70 para comerciários com até 43 anos. Já os trabalhadores com mais de 43 anos o valor foi reajustado em R$ 95. O Plano Odontológico e Seguro de Vida ficam em R$7. Além disso o comércio em geral não poderá funcionar em dias de feriado, incluindo lojas de shoppings.

O presidente do Sindicato, Jakson Andrade, parabenizou os comerciários de Cachoeiro pela conquista. “Conseguimos o mesmo percentual que os bancários. E e olha que ele ficaram 30 dias em greve”, comemorou o dirigente.

Negociações estaduais

Já em Vitória, a direção do Sindicato protocolou na última quinta-feira junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), requerimento que solicita ao órgão que medie as negociações salariais para todo o estado mantidas entre a entidade e a Federação do Comércio. Há uma semana, a Fecomércio apresentou proposta de reajuste salarial considerada claramente insuficiente pelo Sindicomerciários. “A solicitação do Sindicato visa justamente garantir um reajuste que contemple as perdas salariais sofridas pela categoria”, finalizou Jakson.

A mediação foi agendada para às 8h30, da próxima segunda-feira, dia 31, na Superintendência Regional do Trabalho.

Publicado em Cachoeiro