URGENTE! Bolsonaro quer fim do 13º e férias (Sexta, 28 Setembro 2018 17:23)

Diretoria Executiva

•  Rodrigo Oliveira Rocha
  •  Armarinho Bandeirantes

PERFIL

Rodrigo é natural da cidade de Colatina, casado, pai de uma filha, e funcionário da Armarinho Bandeirantes. Ingressou na categoria comerciaria em 1997, trabalhando como Balconista. No ano de 2000 foi eleito pela primeira vez para a diretoria do Sindicomerciários. Entre os anos de 2003 e 2006 também exerceu essa mesma função na CUT/ES. Cargo ocupado e administrado de maneira responsável e exemplar.

No ano de 2006 foi eleito diretor da Secretaria de Finanças e Administração, cargo que ocupou até o mandato 2013-2017. Na sua gestão como Secretário de Finanças e Administração, foram inauguradas Sedes Regionais do Sindicato em diversos municípios, tais como, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Sooretama e Guaçuí. Além de novos postos de atendimentos, Marataízes, Castelo, Afonso Cláudio, Iúna, Baixo Guandu, Rio Bananal e Pinheiros. Investiu em uma unidade móvel para melhor atender os trabalhadores capixabas.

Para o quadriênio de 2017 a 2021, Rodrigo foi eleito Presidente do Sindicomerciários. Com o novo cargo vem também novas responsabilidades, mas Rodrigo se sente preparado para seguir na luta por mais e melhores condições de trabalho para toda a categoria comerciária do estado.

O dirigente é ainda Presidente da Federação dos trabalhadores de Comércio e Serviço do Estado Espírito Santo (FETRACS) e também foi eleito como membro da diretoria da Contracs.

Secretário Geral

•  Jeam Carlos Vieira Cabidelle
  •  Dalla Bernardina

PERFIL

Jeam é casado e tem uma filha. É natural de Vitória e atualmente mora em Laranjeiras, na Serra. Sua jornada como comerciário no mercado capixaba começou em 1996, no Supermercado Estoque Atacado, exercendo a função de embalador/repositor.

A partir daí não saiu mais do comércio. Em 1999 passou a fazer parte do quadro de funcionários do Grupo Dadalto S/A, ficando na empresa por aproximadamente 13 anos. Neste período fez parte da CIPA por três mandatos, e em 2007 ingressou no movimento sindical. Em dezembro de 2012, começou a trabalhar como vendedor na loja Dalla Bernardina.

Filiado ao PT estadual, Jeam procura apoiar e auxiliar os companheiros de partido nas campanhas eleitorais e nos projetos políticos. A fim de exercer sua cidadania, é vigorosamente engajado pela causa, sempre disposto a participar de manifestações em prol dos trabalhadores e de seus direitos. Jeam participa constantemente de congressos organizados pela CUT e pelo Sindicomerciários. Em 2012 foi convidado pelo companheiro, Jakson Andrade, a fazer parte da mesa diretora que concorreu e venceu as eleições para o quadriênio de 2013 a 2017.

Em seu segundo mandato (quadriênio 2017-2021) como diretor do Sindicato, o dirigente assumiu o cargo de Secretário Geral. Jeam é ainda o Presidente do Instituto Germano Rodrigues de Quevedo de Ensino e Capacitação do Comerciário (IECC).

Secretário de Finanças e Administração

•  Jakson Andrade Silva
  •  Itapuã

PERFIL

Jakson mora em Vitória, é casado e pai de dois filhos. Natural do município de Aymorés (MG). Entrou para categoria em 1984. Nesta época trabalhava no Baratão de Vitória, já tendo sido funcionário da Elmo Calçados e Sonora Comercial. Atualmente é funcionário da Itapuã Calçados.

Foi eleito pela primeira vez para o mandato de 1994 a 1997, como Secretário de assuntos jurídicos. Assumiu como presidente do Sindicomerciários na gestão 1997/2000. Com muita luta, Jakson conseguiu assegurar um inédito benefício para a categoria comerciária capixaba: o plano de saúde (Executivemed, seguro de vida).

No mandato de 2000 a 2003 e de 2003 a 2006, Jakson foi eleito Secretário de Assuntos Jurídicos, voltando à presidência da entidade nas gestões de 2006/2009 e para o quadriênio 2009 a 2013. Em 2009, o dirigente acumulou em seu histórico de conquistas mais um feito inédito em prol dos comerciários, que é o descanso obrigatório aos domingos para trabalhadores de supermercados e hipermercados. Uma vitória importante que o consagrou com a reeleição para o quadriênio 2013 a 2017. E foi durante este mandato que a direção do sindicato conquistou o plano odontológico para a categoria.

Para o quadriênio 2017 a 2021, Jakson foi eleito Secretário de Finanças e Administração.

Secretária de Assuntos Jurídicos

•  Genilda Bochou
  •  Marisa

PERFIL

Genilda é casada, tem uma filha e é moradora da capital capixaba, Vitória. Devido à sua atuação dentro da empresa, onde buscava sempre resolver junto com o Sindicato os problemas referentes a horas extras, comissões etc., foi convidada para compor chapa nas eleições de 1997. Eleita, passou a ocupar o cargo de diretora suplente da Executiva.

No mandato seguinte é reeleita, ocupando o cargo efetivo no Conselho Fiscal e ficando responsável pela subsede que atendia os comerciários dos municípios de Cariacica e Viana, onde o Sindicomerciários obteve um bom crescimento no número de trabalhadores sindicalizados demonstrando, assim, o reconhecimento da categoria para com nossa entidade.

No mandato de 2003 a 2006, eleita, passou a ocupar a secretária geral, onde no seu mandato,Genilda bochou coordenou uma grande campanha de sindicalização Estadual. Foi no mandato de 2006 que passou a ser Secretária de Assuntos Jurídicos, cargo que ocupa ainda hoje. Nesse período teve grande atuação perante as empresas na fiscalização do cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), além dos inúmeros processos trabalhistas conquistados em prol de milhares de comerciários.

Secretário de Políticas Sindicais

•  Jaldo Ferreira Gomes
  •  Extrabom

PERFIL

Jaldo é do município de Serra. Ingressou na categoria em 1998. Foi eleito para seu primeiro mandato em 2000, como suplente de diretoria. No mandato de 2003-2006 foi eleito membro do Conselho de Representantes e para 2006-2009 como membro do Conselho Fiscal.

Já na gestão 2009-2013 assumiu a Secretaria de Políticas Sindicais. Jaldo possui um histórico de lutas junto à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ao Sindicomerciários.

O dirigente faz parte do Coletivo de Comunicação da Contracs/CUT, é membro do Conselho Fiscal da CUT-ES e ainda Secretário de Comunicação da Federação dos trabalhadores de Comércio e Serviço do Estado Espírito Santo (FETRACS) e do Instituto Germano Rodrigues de Quevedo de Ensino e Capacitação do Comerciário (IECC).

Jaldo foi reeleito para a gestão do quadriênio de 2017 a 2021, mantendo-se no cargo de Secretário de Políticas Sociais. A frente da imprensa do Sindicato Jaldo desempenha um papel importante na comunicação entre a entidade e a categoria.

Secretário de Políticas Sociais

•  Genivaldo Moreira Lopes
  •  Dadalto

PERFIL

Genivaldo ingressou na categoria comerciária em 1989 nas Lojas Giacomim na função de empacotador. Função essa que ocupou por um ano.

Em 1991 Genivaldo entrou na empresa Dadalto situada no Centro de Vila Velha também na função de empacotador. Em 1996 ele foi transferido para a Dadalto da Av. Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória onde passou a exercer a função de vendedor.

Em 1999, Genivaldo recebeu um convite de José Carlos Nunes e Jakson Andrade para fazer parte da chapa que concorreria às eleições para a nova diretoria do Sindicomerciários. Oito meses depois dessa primeira eleição para participar da direção do Sindicato, Genivaldo foi liberado para administrar a subsede de Vila Velha onde obteve várias conquistas.

Durante esse mesmo mandato de direção sindical, ele também passou a ser secretário interino de formação. Hoje Genivaldo ocupa o cargo de Secretário de Políticas Sociais onde abrange a secretaria de esporte e a secretaria de saúde e doença ocupacional. Ele também faz parte do Conselho Municipal de Trabalho de Vila Velha.

Comprometido na batalha por melhores condições de trabalho e conquista de novos direitos, Genivaldo foi reeleito para o quadriênio 2013 a 2017 do Sindicomerciários e por conseguinte ao mandato de 2017 a 2021.

Secretária Especial da Mulher e Integração Comunitária

•  Márcia Matias Borges
  •  Laguna Motos

PERFIL

Márcia Matias é casada, mãe de uma filha e moradora de Aracruz. Começou a trabalhar no comércio da região em 1993, e desde então só parou para curtir a fase bebezinha de sua filha. Atualmente trabalha na Laguna Motos Concessionária Honda.

Em busca de informações que sanassem as mais diversas dúvidas de seus colegas de trabalho a respeito dos direitos e deveres dos trabalhadores do comércio, Márcia passou a se interessar pelo assunto e decidiu se sindicalizar, começando sua luta em 1996.

Márcia é também prestativa com a comunidade em que participa. De 2009 a 2013 foi coordenadora da Pastoral da Criança na Comunidade Santa Luzia - Aracruz, lutando pelo direito de vida em abundância para as crianças do Estado e por consequência do país.

Convidada pelo Diretor do Sindicomerciários, Vanderlei Soares, Márcia passou a compor a mesa diretora eleita para o quadriênio de 2013 a 2017 do Sindicato. Já para o mandato 2017-2021, Márcia assumiu o cargo de Secretária da Mulher comerciária, podendo atuar diretamente na luta das mulheres por mais direitos.