Suplentes

•  João Batista dos Santos Soares
  •  Supermercado Preço Certo - Colatina/ES

PERFIL

João Batista dos Santos Soares é o Joãozinho do Sindicato. Católico, casado, tem um filho e adotou mais um. É comerciário na função de açougueiro. E toda sua família de cinco irmãos são comerciários. Em Colatina, a luta pelo fim do trabalho aos domingos e o sucesso das mobilizações para impedir o trabalho aos domingos, seja através de acordos específicos, seja através de leis em São Gabriel da Palha, Águia Branca, Baixo Guandu, Ecoporanga, Pancas, São Domingos do Norte e Vila Valério deram uma reviravolta na concepção de estratégia sindical dos dirigentes.

Também é realizada uma fiscalização implacável para verificar descumprimentos das Convenções Coletivas de Trabalho. As subsedes fiscalizam, notificam, denunciam ao Ministério do Trabalho e processam na Justiça do Trabalho vários empregadores que não cumprem com a C.C.T. Dentre as práticas mais comuns de descumprimentos estão os benefícios para os trabalhadores em seguro de vida e acidentes pessoais, plano de saúde, limite máximo de 02 horas extras de trabalho e o descanso dos empregadores em relação à folga em dias de Domingo. Joãozinho foi reeleito para o quadriênio 2017-2021 como suplente da diretoria executiva.

•  Josinete Mara da Fonseca
  •  Carrefour - Vitória/ES

PERFIL

Josinete Mara da Fonseca, atualmente reside em Venda Nova do Imigrante, é mãe de duas filhas. Ingressou na categoria comerciária em 1997, como recepcionista de caixa dos supermercados Hipper Roncetti e Carrefour. Três anos mais tarde é convidada para participar da chapa para a nova direção do Sindicomerciários (gestão 2000/2003). Nas eleições seguintes é reeleita para o cargo de diretora da Secretaria Especial da Mulher e Integração Comunitária. Ao mesmo tempo, é Coordenadora do comitê do Carrefour nacional e faz levantamento dos principais problemas do Carrefour no Brasil. Foi Presidente do Conselho Municipal de Trabalho e Geração e Renda da prefeitura municipal de Vitória da bancada de trabalhadores.

Foi presidente do centro Comunitário do bairro Forte São João, onde morou há 39 anos. Além disso, tem participação ativa nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece em 1º de dezembro.Hoje ela esta como responsável pela Subsede dos Trabalhadores no Comércio de Venda nova do Imigrante e região. Diante de tantos feitos, não poderia ser diferente, Josinete foi reeleita para o quadriênio 2017 a 2021.

•  Vanderlei Soares Pereira
  •  Bianca Calçados - Linhares/ES

PERFIL

Vanderlei é natural da cidade baiana de Ibirapoã, é casado, tem dois filhos e mora em Linhares há mais de 25 anos. Começou a trabalhar muito cedo e entrou para a categoria comerciária quando passou a fazer parte do setor de vendas da loja Biachi Calçados em 1993. Ele também é filiado ao Partido dos Trabalhadores. Vanderlei afirma que tem por objetivo aprimorar os conhecimentos na área comerciária para lutar junto a lideranças de base para obter benefícios em prol dos comerciários capixabas. Também faz parte da Comunidade São Paulo Apóstolo e é vice-presidente do Conselho Escolar. Compondo a mesa Diretora do Sindicato, Vanderlei se prepara para gestão de mais um quadriênio (2017-2021).

•  Warlley Giacomim
  •  Concessionária Nova Vitória - Serra/ES

PERFIL

Warlley é natural de Vitória, no entanto é morador de Serra e atualmente trabalha na Concessionária Nova Vitória. Desde criança em contato com a política por conta da família, o interesse pelo assunto surgiu ainda bem novo. Seu envolvimento com as causas trabalhistas surgiu há mais de 4 anos, e desde então, vem sendo atuante e sempre muito engajado na constate luta por direitos. Por intermédio do nosso Diretor Rodrigo Rocha, Warlley ingressou ao movimento Sindical e tornou-se membro da chapa vitoriosa, eleito para seu primeiro mandato como Diretor do Sindicomerciários no quadriênio 2013 a 2017.

O dirigente passou a integrar a diretoria do Instituto Germano Rodrigues de Quevedo de Ensino e Capacitação do Comerciário (IECC), foi reeleito para o segundo mandato (2017-2021).

•  Sônia de Brito Silva
  •  Supermercado Casagrande - Cachoeiro de Itapemirim/ES

PERFIL

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Sonia de Brito Silva é divorciada e tem um filho. Funcionária do Supermercado Casagrande, ingressou na categoria em 1989, através da loja "A Mestiça". A partir daí, trabalhou no Horto Comercial e Frigolider. No ano 2000 foi eleita para seu primeiro mandato no Sindicato, como suplente do Conselho Fiscal. Integra o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), participa da União Cachoeirense de Mulheres (UCM) e é suplente no Conselho Municipal do Trabalho como representante sindical.

Nas eleições de 2003, Sônia passa a ocupar a função de diretora efetiva deste Conselho. Cargo em que permaneceu na reeleição de 2009 e continua para o quadriênio de 2013 a 2017. No novo mandato (2017-2021) Sônia passou a ser suplente da diretoria executiva.

•  Darick Daniel Fernandes
  •  União Peças - Linhares/ES

PERFIL

Darick nasceu em São Gabriel da Palha, morou em São Mateus por 25 anos, mas está há dois anos em Linhares, é casado e tem um filho de 8 anos. É graduado na área de Petróleo e Gás, mas nunca exerceu a profissão, pois ingressou muito cedo no que é a sua paixão, o comércio. Aos 15 anos (2004) começou a trabalhar ajudando o tio na oficina, em São Mateus. Logo se destacou e foi para o balcão da loja de autopeças. De lá para cá já são 14 anos no comércio de peças automotivas. Atualmente trabalha na União Peças, em Linhares. Ainda em São Mateus, muito religioso, Darick participou do ministério de música da Igreja Católica por muitos anos. Filiou-se ao Partido dos trabalhadores no ano passado e pretende ingressar nas atividades do partido nos próximos anos.

Conheceu o Sindicomerciários através do diretor e amigo, José Amaral, e não faltava um Campeonato de Futebol Society organizado pela Sede Regional de São Mateus. A partir daí, Darick se filiou ao Sindicato e depois disso nunca mais ficou um mês sequer sem contribuir. Sindicalizado, aprendeu muito sobre os direitos dos trabalhadores e compreendeu o trabalho realizado pela diretoria. Acredita que sem a força do Sindicato a categoria comerciária não resistiria as arbitrariedades dos patrões. Foi convidado pelos diretores Amaral e Vanderlei para participar da chapa que disputou e ganhou as eleições do Sindicomerciários. Darick é diretor suplente da executiva para o mandato 2017 a 2021.

•  Ismael Vitor Becigo
  •  Supermercado Rondelli - São Gabriel da Palha/ES

PERFIL

Nascido e criado em São Gabriel da Palha, Ismael é Graduado em Pedagogia e Pós-graduando na área de Docência do Ensino Superior e de Gestão da educação pela faculdade Multivix de São Mateus. Ismael e sua família entendem que fazer parte de uma comunidade é ser participativo, é trocar conhecimento, por isso desde novo sempre fez questão de ser ativo na comunidade, dividindo com maior número de pessoas seus aprendizados. Católico, Ismael já foi líder da equipe de jovens, deu catequese por anos e atualmente faz parte do Coral “Arcanjo Gabriel”. Assim como na Comunidade, ele também é ativo na política. Já auxiliou em várias campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT), é filiado, e seu irmão já foi candidato a vereador pelo partido. “Minha experiência com a política vem desde a época que morava no interior de São Gabriel, desde a infância meus pais sempre ensinaram a importância das relações sociais e de como viver bem em sociedade, respeitando as diferenças e particularidades de cada pessoa, assim também como suas opiniões e modo diferente de ver o mundo e de viver”.

Sua história no comércio começa aos 24 anos, quando foi contratado pelo Supermercado Rondelli Filhos. Começou como embalador, passou a ser cartazista, atuou no recebimento de notas, como auxiliar de escritório e atualmente é auditor de produtos. Antes mesmo de se tornar diretor do Sindicomerciários, o seu contato com o Sindicato era intenso. Participava dos eventos realizados pela diretoria, das assembleias e mobilizações. Sempre foi sindicalizado, pois acredita que os trabalhadores precisam de uma entidade classista de luta para representa-los.

Integrando a diretoria vitoriosa do Sindicomerciários para o quadriênio 2017-2021, Ismael se sente motivado a lutar por melhorias para a categoria comerciária. “Estou tendo o privilégio de participar da diretoria, agora posso lutar mais fervorosamente pelos direitos de todos nós, companheiros e companheiras do comércio, acredito que juntos somos mais fortes”.

Suplentes do Conselho Fiscal

•  Karenina Rodrigues Danieleto
  •  Supermercado Cricaré - Nova Venécia/ES

PERFIL

Karenina é natural de Nova Venécia e mora no município desde então. Graduada em Serviço Social, sempre teve apresso pela causa das minorias. Sua carreira no comércio começou cedo. Em 2007, com apenas 20 anos, foi contratada pelo Supermercado Cricaré na função de caixa. Depois disso passou pelo crediário, cobrança, financeiro, fiscal de caixa, somando tudo já são 11 anos no Supermercado. Sua relação com o Sindicomerciários é antiga, sempre fez questão de ser sindicalizada, pois entende a importância das entendidas sindicais na defesa dos direitos dos trabalhadores. No ambiente de trabalho, Karenina sucessivamente buscava informações sobre seus direitos e deveres, no sindicato, e repassava aos seus colegas.

Convidada pelo presidente, Rodrigo Rocha, Karenina compôs a chapa vitoriosa do Sindicomerciários e agora é diretora suplente do Conselho Fiscal para o quadriênio 2017-2021.

•  Jorge Domingos de Oliveira
  •  Época Distribuidora - Vitória/ES

PERFIL

Jorge nasceu em Nova Venécia, mas viveu por muitos anos em Colatina, até se mudar para Vitória, onde reside até hoje. É pai de dois filhos, a moça com 27 e o rapaz com 22 anos. Formando em Técnico de Segurança no Trabalho, Jorge passou atuar no comércio nessa área. Já são 18 anos na profissão, desenvolvendo projetos que visam a segurança e a qualidade de vida dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. Foi através do compromisso com a saúde dos colegas de trabalho que Jorge se aproximou do Sindicato. Sempre atento às ações desenvolvidas pela secretária de políticas sociais, levava aos colegas o conhecimento adquirido.

Convidado a participar da Chapa que disputou e venceu as eleições para diretoria do Sindicomerciários (quadriênio 2017-2021), Jorge se sente realizado. “Sempre apoiei a luta política dos trabalhadores, agora como diretor me sinto na obrigação de fazer mais, de ir além, por isso estou realizado, podendo colocar a mão na massa”.

•  Erasmo Carlos Luiz
  •  Supermercado Assis - Guaçuí/ES

PERFIL

Erasmo nasceu e cresceu em Guaçuí. Município que ele escolheu para casar e criar os três filhos. Sua história no comércio começou ainda novo, com 18 anos, quando começou a trabalhar no extinto Supermercado Lamas. Desde então vem acumulando experiência como comerciário. Atualmente é funcionário do Supermercado Assis, mas ao todo já são 25 anos prestando serviço no ramo alimentício. Sempre procurou ser Sindicalizado, até porque sabe da importância em fortalecer o Sindicato representante da categoria. Foi convidado pelo diretor Agnaldo Reis para fazer parte da chapa eleita para o quadriênio 2017-2021.

Suplentes Conselho Representantes

•  Emerson de Jesus Serra
  •  Centauro - Vitória/ES

PERFIL

Emerson nasceu em Teixeiras de Freitas/BA, mas vive atualmente em Vitória/ES. É casado e tem dois filhos. Assim como grande parte dos Comerciários, Emerson ingressou no Comércio através da oportunidade extra do período natalino. Foi efetivado logo após e já são quase sete anos na mesma empresa, a Centauro. É filiado ao Partido dos Trabalhadores e segue na militância junto com a juventude do partido. Participa dos congressos, realiza ações que discute a importância da renovação dentro da política. Sempre atuante, Emerson participava das assembleias realizadas pelo Sindicato, bem como os eventos esportivos e de Confraternização.

É suplente da diretoria do Sindicomerciários para o quadriênio 2017-2021, e já começou com disposição para atuar na base, aproximando a categoria do Sindicato.

•  Ronaldo Pinheiro Azevedo
  •  Dalpasso Magazine - Cachoeiro de Itapemirim/ES

PERFIL

Ronaldo é natural de Cachoeiro de Itapemirim e reside até hoje no município. Há 16 anos está em uma união estável. Junto com a união estável ganhou dois enteados, uma moça de 21 anos e um rapaz, que se estivesse vivo, estaria hoje com 17 anos. Cursou Técnico em Contabilidade, mas sua vocação mesmo é para o Comércio. Já são 33 anos atuando no setor. Começou aos 18 anos na loja Galeria Esportiva, lá Ronaldo conseguiu juntas duas de suas grandes paixões, o comércio e o esporte. Depois passou ainda pela Scaramussa Sport e atualmente é funcionário da Dalpasso Calçados. Durante sua trajetória como comerciário, participou de muitos cursos e congressos na área, pois acredita que é através do conhecimento que surgem os grandes profissionais.

Sempre solidário, Ronaldo acredita na força do esporte como ferramenta de inclusão, por isso sempre que possível ajuda escolas e comunidades carentes com material esportivo. Sua história com o Sindicomerciários é antiga. Antes mesmo de pensar em fazer parte da diretoria eleita, Ronaldo aconselhava seus colegas de trabalho a procurarem o Sindicato quando havia alguma dúvida ou quando os mesmos se sentiam lesados pelos patrões.

Agora como diretor suplente do Conselho Fiscal (para o quadriênio 2017-2021), o trabalho de aconselhamento continua sendo feito, só que de maneira mais intensiva. “Ando por todo o comércio, busco sanar as dúvidas dos companheiros comerciários, tento explicar os diretos e benefícios adquiridos em Convenção Coletiva de Trabalho, e, sobretudo, busco esclarecer a importância da Entidade na luta por melhores condições de trabalho”.