A ONU, Organização das Nações Unidas, criou, em 1987, a campanha que, mais tarde, ganhou como símbolo a fita vermelha. O Dezembro Vermelho, desde então, tem como base de ação a sensibilização das pessoas sobre as formas de prevenir o HIV e a Aids.

Entre 2010 e 2020, o Brasil apresentou uma redução de quase 70% na taxa de detecção da Aids, síndrome causada pelo vírus HIV, em crianças menores de 5 anos. O País, no entanto, continua com altos números de gestantes infectadas com HIV, o que faz com que o alerta para a transmissão vertical permaneça ativo.

Em contrapartida a prevenção continua sendo a melhor solução. É importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – isso pode ajudar a identificar uma IST(infecção sexualmente transmissível) no estágio inicial – e procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma.
O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Importante lembrar que as unidades de saúde do SUS disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

plugins premium WordPress
×