Hoje é o dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares – LER/DORT.

A sigla LER compreende um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas e repetitivas. DORT, por sua vez, é uma sigla para um conjunto de doenças causadas por movimentos repetitivos durante a execução de um trabalho.

Os sinais e sintomas de LER/DORT são múltiplos e diversificados, destacando-se:

▪️dor espontânea ou à movimentação passiva, ativa ou contra-resistência;

▪️alterações sensitivas de fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de sensibilidade, agulhadas, choques;

▪️dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, e, mais raramente, sinais flogísticos e áreas de hipotrofia ou atrofia.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, sobretudo os COMERCIÁRIOS.

Portanto é importante ficar atento as ações de prevenção, como por exemplo a Norma Regulamentara 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Vale ressaltar que identificando algum dos sinais, deve-se procurar um médico e também o seu sindicato.

plugins premium WordPress
×