Alci Matos e as diretoras do Sindicomerciários Eliana Parreira, Luciene dos Santos, Marcela Pinheiro e Samantha de Aguiar já estão em Buenos Aires para participar do 2º Congresso da Confederação dos Sindicatos do Comércio do Mercosul (Unicom), que acontece nesta terça-feira, dia 14, na capital argentina. A delegação do Sindicomerciários se une a outros 15 sindicalistas comerciários brasileiros e representantes sindicais da categoria da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

O encontro acontece a cada quatro anos e irá eleger o secretariado regional e o Conselho Diretivo. Fundada em 2017, a Unicom teve como o primeiro presidente o então presidente da Contracs CUT, Alci Matos, hoje delegado sindical do Sindicomerciários. O 2º Congresso também irá discutir as relações trabalhistas dos cerca de 14 milhões de empregados comerciários que trabalham nos cinco países do Mercosul.

“Temos que reafirmar o movimento sindical comerciário para dar resposta à temáticas de integração dentro do Mercosul”, explicou Alci, segundo o qual, acima de tudo, “temos que avançar no movimento que defenda a integração frente aos projetos de livre comércio que beneficiam exclusivamente as empresas multinacionais”, enfatizou.

Alci entende que este é um momento importante e histórico para a luta da classe trabalhadora, principalmente porque o Brasil cometeu uma incalculável injustiça ao aprovar a reforma trabalhista, que retira direitos. “A Unicom é fundamental para fortalecer a luta pela revogação da reforma trabalhista brasileira e evitar que retrocessos como esse se espalhem por outros países do Mercosul”, finalizou.

plugins premium WordPress
×